Volkswagen Fox - Hatch dá salto tecnológico e ganha câmbio manual de seis marchas

Ele foi lançado por aqui em 2003 e ganhou a primeira reestilização em 2009. Depois de ficar um pouco para trás na comparação com outros modelos do segmento, tanto em design quanto em tecnologia, a Volkswagen colocou a mão na massa e, em 2014, entrega uma nova atualização do hatch Fox, com preços começando em R$ 35.900, na versão Trendline com motor 1.0, e chegando até R$ 48.490 na 1.6 Highline.

Quando você o observa pela primeira vez, percebe que seu visual ficou \\\"em dia\\\" com outros modelos da montadora. O capô está mais longo e a grade frontal afinou, enquanto os faróis ganharam uma personalidade mais imponente. O para-choque dianteiro também foi modificado, bem como as luzes de neblina integradas a ele.

Na traseira, uma das novidades mais evidentes: a lanterna dupla, comum em modelos de segmentos superiores, como Golf e Passat. Para abrir o porta-malas, agora está disponível o dispositivo Easy Trunk, com acionamento no próprio emblema. Novas rodas de 16 polegadas (Tango) também chamam a atenção.

A cabine também está mais moderninha, com modificações nas saídas de ar e no volante. Além disso, uma nova cor-base, mais clara, confere um ar mais jovem ao carro. Para os mais tradicionais, o revestimento escuro padrão continua à disposição. Já o sistema de áudio, ao mesmo na versão Highline, ganhou um navegador GPS como item opcional.

As grandes atrações da renovação do Fox, porém, são tecnológicas. A Ford, primeiro com o Fiesta e mais recentemente com o Ka, havia elevado o padrão desses nichos, e a VW não demorou a responder. 

Desde a versão de entrada Trendline, o modelo conta com direção com assistência elétrica, chamada de Easy Drive. Já o sistema Park Pilot surge nas versões Comfortline e Bluemotion como opcional e, na Highline, é item de série. Basicamente, são sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, com recursos sonoros e visuais. 

E, quando falamos apenas da versão de topo de linha Highline, a lista fica ainda mais recheada. De série, o Fox passa a contar com o controle de tração M-ABS. De modo opcional, o Módulo segurança I agrega ainda controle eletrônico de estabilidade (ESC) e faróis de neblina com luz de conversão estática, facilitando a visualização ao entrar ou sair de uma via no período noturno. Para completar o cardápio, assistente de partida em rampa (HHS) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).

O novo motor 1.6 MSI foi o escolhido para equipar a versão mais cara e faz par com outra novidade introduzida no Fox: a transmissão manual de seis marchas. Com relações mais curtas, a proposta do câmbio é, naturalmente, proporcionar maior eficiência no consumo de combustível.

Veja abaixo todas as versões do novo Fox:

Trendline 1.0
 - (R$ 35.900) motor 1.0 flex (76/72 cavalos de potência), câmbio manual de cinco marchas. Direção com assistência elétrica, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, volante com ajuste de altura e profundidade, lavador, limpador e desembaçador traseiros, função Comfort Blinker (acionamento das luzes de direção por três vezes), rodas de aço de 15 polegadas.

Trendline 1.6 
(R$ 39.800) motor 1.6 flex (104/101 cavalos de potência), câmbio manual de cinco marchas. Mesmos itens da versão 1.0

Comfortline 1.0
 - (R$ 38.190) motor 1.0 flex (76/72 cavalos de potência), câmbio manual de cinco marchas. Mesmos itens da versão Trendline, mais: computador de bordo com nove funções, aerofólio traseiro na cor do carro, retrovisores externos com ajuste elétrico e indicador de direção integrado, vidros traseiros elétricos e sistema de áudio com rádio AM/FM, tocador de CD e entradas AUX, USB e SD.

Comfortline 1.6 (R$ 41.490) motor 1.6 flex (104/101 cavalos de potência), câmbio manual de cinco marchas (opcional I-Motion). Mesmos itens da versão 1.0.

Highline 1.6 - (R$ 48.490) motor 1.6 flex (120/110 cavalos de potência), câmbio manual de seis marchas (opcional I-Motion). Mesmos itens da versão Comfortline, mais: sistema Park Pilot (sensores dianteiros e traseiros de estacionamento), controle de tração M-ABS, sistema de alarme com comando remoto, ar-condicionado, pedaleira com apliques de alumínio, rodas de liga-leve de 15 polegadas, volante multifuncional revestido em couro.

Bluemotion 1.0 (R$ 37.690) motor 1.0 flex tricilíndrico (82/75 cavalos de potência), câmbio manual de cinco marchas. Direção elétrica Easy Drive, econômetro, malharia azul, rodas de aço de 14 polegadas, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos.


Fonte: Quatro rodas.